Serviços

Projetos de Consultórios e Clínicas

Consultorio Odontológico deve ser ergonômico e biosseguro

Clínicas e consultórios odontológicos devem contemplar ambientes humanizados e agradáveis , mas acima de tudo, devem ser ergonômicos e proporcionar condições adequadas de biossegurança, tanto para os pacientes quanto para os profissionais da área de saúde.

Ao iniciar o projeto é importante elaborar uma listagem detalhada das necessidades para cada área com mobiliários específicos e com fluxos de circulação que possa contribuir na eficiência de todos os procedimentos de biossegurança, sempre observando as  recomendações das normas da Anvisa, da Secretaria de Saúde, dos Estados e dos Municípios alem das normas sobre acessibilidade Edificações.

O correto posicionamento do consultório é definido pela norma internacional ISSO/FDI e divide a sala em áreas idênticas ao mostrador de um relógio.

Considerando os parâmetros anteriores, os espaços devem ser organizados segundo suas compatibilidades e inter-relações, formando agrupamentos adequados, pois a relação entre os espaços pode favorecer ou prejudicar tanto a ergonomia quanto a biossegurança.

A sala do consultório e a esterilização necessitam de cuidados especiais quanto às instalações hidráulicas, elétrica e pneumática dos equipamentos, devendo as mesmas serem embutidas para evitar acumulo de sujeiras. Deve-se atentar às especificações técnicas referentes ao uso e instalações dos equipamentos utilizados em cada setor.

Aliado às características técnicas, outro item importante refere-se à humanização dos ambientes. O projeto deve reunir características que assegurem funcionalidade sem esquecer o conforto e bem-estar dos usuários. Criar ambiente atrativos, através de formas, cores, luzes e paisagismo, contribui para o psiquismo do paciente. Uma boa humanização, além de causar boa sensação ao paciente, promove também a credibilidade do profissional.

A acuidade visual é fundamental no ambiente do consultório que necessita de luz fria e mais semelhança possível à luz do dia para o profissional operar com o máximo de rendimento e facilitar a identificação dos matérias dentários, com o máximo de fidelidade.

Já o revestimento das áreas de atendimento (paredes, divisórias e pisos) devem ser de matérias laváveis, resistentes, impermeáveis e com superfícies de baixa porosidade, para facilitar a limpeza e descontaminação. Se empregar pisos de cerâmicos, opte por modelos que possibilitem juntas estreitas.

A clínica deve passar aos pacientes uma imagem corporativa que reflita sua filosofia de trabalho, sendo assim, uma logomarca bem conceituada, impressos com layout limpo, sinalização interna e o uniforme dos profissionais, bons meios para transmitirem o profissionalismo.

Clique aqui para visualizar o Layout 01Clique aqui para visualizar o Layout 02

Clique aqui para visualizar o Layout 03

Clique aqui para visualizar o Layout 04

Clique aqui para visualizar o Layout 05

 

Os projetos de consultórios e clínicas são apenas sugestões e serão fornecidos indicação tão somente para os clientes que adquirirem um consultório odontológico novo.

Autoria: http://www.martinsdesign.com.br/

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem avaliações)
Loading ... Loading ...
Solicitar Orçamento
Saiba Mais
Projetos

Projetos

Clínicas e consultórios odontológicos devem ser ergonômicos e proporcionar condições adequadas de biossegurança.

Saiba Mais
Implantes Pross

Implantes Pross

Com Pross, a constante evolução Dabi Atlante chegou à implantodontia. Conheça a linha de Implantes Pross.

Saiba Mais
Espaço Acadêmico

Espaço Acadêmico

Acadêmico de Odontologia, fique por dentro da nossa agenda de cursos e especializações.

Curta nossa página


Últimos tweets