Projetos de Consultórios e Clínicas Odontológicas
Clínicas e consultórios odontológicos devem contemplar ambientes humanizados e agradáveis, mas acima de tudo, devem ser ergonômicos e proporcionar condições adequadas de biossegurança, tanto para os pacientes quanto para os profissionais da área de saúde.
Ao iniciar o projeto é importante elaborar uma listagem detalhada das necessidades para cada área com mobiliários específicos e com fluxos de circulação que possa contribuir na eficiência de todos os procedimentos de biossegurança, sempre observando as recomendações das normas da Anvisa, da Secretaria de Saúde, dos Estados e dos Municípios além das normas sobre acessibilidade em edificações.
O correto posicionamento do consultório é definido pela norma internacional ISSO/FDI e divide a sala em áreas idênticas ao mostrador de um relógio.
Considerando os parâmetros anteriores, os espaços devem ser organizados segundo suas compatibilidades e inter-relações, formando agrupamentos adequados, pois a relação entre os espaços pode favorecer ou prejudicar tanto a ergonomia quanto a biossegurança.
A sala do consultório e a esterilização necessitam de cuidados especiais quanto às instalações hidráulicas, elétrica e pneumática dos equipamentos, devendo as mesmas serem embutidas para evitar acumulo de sujeiras. Deve-se atentar às especificações técnicas referentes ao uso e instalações dos equipamentos utilizados em cada setor.
Aliado às características técnicas, outro item importante refere-se à humanização dos ambientes. O projeto deve reunir características que assegurem funcionalidade sem esquecer o conforto e bem-estar dos usuários. Criar ambientes atrativos, através de formas, cores, luzes e paisagismo, contribui para o psiquismo do paciente. Uma boa humanização, além de causar boa sensação ao paciente, promove também à credibilidade do profissional.
A acuidade visual é fundamental no ambiente do consultório que necessita de luz fria e mais semelhança possível à luz do dia para o profissional operar com o máximo de rendimento e facilitar a identificação dos materiais dentários, com o máximo de fidelidade.
Já o revestimento das áreas de atendimento (paredes, divisórias e pisos) deve ser de materiais laváveis, resistentes, impermeáveis e com superfícies de baixa porosidade, para facilitar a limpeza e descontaminação. Se empregar pisos de cerâmicos, opte por modelos que possibilitem juntas estreitas.
A clínica deve passar aos pacientes uma imagem corporativa que reflita sua filosofia de trabalho, sendo assim, uma logomarca bem conceituada, impressos com layout limpo, sinalização interna e o uniforme dos profissionais, bons meios para transmitirem o profissionalismo.